Canção Indiferente - Letra Missionário RR Soares

domingo, 30 de março de 2014

Sete virtudes do cristão lição 6ª - “Gentil Presença”


Sete virtudes do cristão lição 6ª - “Gentil Presença”

Ter gentil presença significa ser nobre, cortês, amável, generoso, agradável, aprazível, bondoso e misericordioso.
Todo cristão deve ser de gentil maneira, marcar presença por onde quer que passe, sendo exemplo de nobreza, cordialidade, bondade, misericórdia, gentileza e amor, pois esses são atributos do próprio Deus.
Aquele que é de Deus exala o seu perfume, fala as suas palavras e realiza as suas obras.
Porque, então, Davi era de gentil presença?
Porque tinha o Espírito de Deus habitando nele, e, por isso, produzia o fruto do Espírito que é:

O amor, a alegria, a paz, a longanimidade, benignidade, a bondade, a fé, a mansidão e o domínio próprio) Galatas 5.22
O fruto do Espírito manifesta-se no caráter, na maneira de agir e de pensar do indivíduo.
Isso significa que nem todos os modismos devem ser seguidos, nem toda linguagem deve ser adotada nem todo o comportamento deve ser imitado pelo cristão.
Ora, o próprio Senhor Jesus avisou que uma árvore não pode dar diferentes frutos:
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. Lucas 6.44

Somente é guiado pelo Espírito de Deus quem produz o Seu fruto.
Por isso aquele que realmente, deseja seguir o Senhor deve ser agradável e bondoso para com os seus semelhantes, amando-os como a si mesmo; precisa ser nobre em suas atitudes e moderado em suas decisões, guiando-se sempre pela Palavra de Deus.

Ex. Você já ouviu alguém dizer assim: "se fulano for eu não vou, pois eu não aguento estar perto dela" ou "vamos fazer uma festa, mas cicrana não vai ser convidada", como você se sentiria sabendo que sua presença não é desejada? Seja um cristão de gentil presença em qualquer lugar.

A pessoa de gentil presença é aquela que, onde estiver, é simpática, sabe ouvir e, até quando é ofendida, não responde mal com mal. Ela dá um sorriso, uma palavra amiga e é sempre bem vista por todos.

A palavra de Deus destaca ainda as características físicas de Davi, deixando bem claro que ele tinha uma presença agradável. O homem de Deus tem que ter uma presença agradável, as pessoas têm que sentir prazer, paz, alegria, tranquilidade quando estiverem em sua presença.
Dificilmente uma pessoa que não transmite simpatia conseguirá atrair a atenção de outras pessoas através de sua presença.
Quem gosta de dividir o mesmo ambiente com uma pessoa desagradável?

Davi era extremamente amável, cortês e aonde chegava agradava. Não agia inconvenientemente, mas sua personalidade envolvia a todos com satisfação. Efésios 4:1 nos mostra que devemos "andar de modo digno da vocação com que fomos chamados", ou seja, de modo apropriado honrando ao Senhor (Col. 3:17).

A experiência de Davi com o seu Deus o levou a ter êxito em sua vida, conferindo-lhe assim o título de:         "O homem segundo o coração de Deus".

Há pessoas que nos dão prazer em estar em sua presença, pessoas agradáveis, positivas, animadas, virtude requerida nos que tem o Espírito Santo.
Esta virtude mostra que Davi era admirado por todo o povo, e vemos que todas as pessoas gostavam de estar próximos a ele, pois era gentil.

O cristão que não possui esta virtude, que não é agradável, não tem simpatia, prejudica o crescimento do reino e da obra de Deus.

2 comentários:

Unknown disse...

Deus o abençoe pois essa palavra me abençou.

Unknown disse...

Bênção esse texto pastor