Canção Indiferente - Letra Missionário RR Soares

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como está a sua Família?

Família é alicerce, se a família vai mal, tudo vai mal, e a família esta em ruína quando não atentamos para a palavra, pode ser bonita a família que construímos, porem se não estiver fundamentada vai desabar.

Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu;. Lc 6.47-49 Mt 7.24-27

Na igreja encontramos dois grupos de pessoas, note que a bíblia diz “qualquer que ouve”, ou seja, não se trata de pessoas de fora, mas de pessoas da igreja.

1º Grupo – Prudente - Qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando prever e evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano ou perigo.

2º Grupo – Insensato – pessoa que perdeu a capacidade de apreciar, de julgar, entendimento, o senso ou o juízo.

O prudente é aquele que observa a palavra, já os insensatos não passam de ouvintes, não criam raízes.

Os dois tinham projetos, que era construção de uma casa.

Ninguém faz projetos para ficar no papel.

Ninguém constrói uma casa, “família” para amanhã cair, ninguém se casa para se separar, ninguém quer que os filhos vão um para um lado e outro para outro naquela desarmonia, ninguém cria os filhos para os vícios etc.

Porque uns prosperam e outros não? Prosperam aqueles que escolhem fazer fundamentos da maneira correta.

É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo” Lc 6.48ªO prudente não fez trabalho mal feito, não cavou superficialmente, não deixou o cansaço lhe abater, não deixou a pressa e nem a ansiedade lhe impedir de fazer um trabalho bem feito. Trabalhou arduamente até encontrar a rocha e edificar.

O vizinho insensato, meio preguiçoso quis dar uma de esperto, construiu sobre a areia, não exigiu nem muito trabalho, nem esforço e nem empenho.

pôs os alicerces sobre rocha;” Lc 6.48fomos chamados para sermos colunas de sustentação do nosso lar, nós que seguramos e para isso devemos ser firmes, porque se nós nos abalarmos a casa cairá e será grande a ruína. “e foi grande a ruína daquela casa” devemos ser colunas fortes, preparadas, para carregar o peso.

Deus quer ver a nossa fé e perseverança, alguns dizem não estar agüentando, isso é a chuva batendo com ímpeto contra a casa.

Aquela casa não caiu por causa da proporção de chuva apenas, visto que foi o mesmo para as duas casas, a diferença estava na maneira que o prudente a edificou, não existe grande luta, grande fardo, o que existe são pessoas fracas e despreparadas espiritualmente, pessoas que não se preparam bem, entram em desespero, quando chega o dia mal, a tempestade a adversidade por estarmos ainda brincando com o pecado, não batizados, não fiéis. Quando estamos firmes o diabo pode se levantar o jeito que for, o mal não vai nos abalar

vindo a enchente,” Lc 6.48 - Quando veio a enchente, veio sob ambas construções, daí viu-se quem fez o bom trabalho, aquele que havia se preparado para aquele momento.

Devemos ser pessoas que levam as coisas de Deus a sério, não brincarmos de seguir a Jesus, termos raízes profundas, vínculos profundos, amizade e intimidade com Deus, e só tomarmos atitudes e decisões na rocha que é a palavra de Deus, pois assim aquilo que fizermos será amparado e solidificado.

O dia da tempestade chega para todos, para todas as famílias, e ai descobrem quem estava fazendo realmente o bom trabalho, oração, intercessão, etc.

Aquelas pessoas que estão na igreja ouvindo a palavra, porém não se entregaram a Deus totalmente como deveriam se entregar, na hora da enchente o demônio vem e traz à crise conjugal, a separação, a traição.

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; Pv 24.3

Algumas pessoas já erraram, pediram perdão, voltaram a errar, construíram e reconstruíram famílias, e todas caíram, não adianta apenas novamente levantar uma família, se usarmos os mesmos princípios que um dia usamos e que a fez cair, ela vai voltar a cair. O homem insensato poderia voltar a levantar a sua casa, porém se voltasse a construí-la no mesmo lugar e do mesmo jeito com certeza ela voltaria a cair, a tempestade um dia voltaria e não adiantaria de nada.

Alguns querem levantar suas casas “famílias” usando os próprios fundamentos, talvez aprendido pelos pais, ou por um molde de uma família mundana, é bobagem, é construir para o inimigo destruir, é a vida do famoso “já tive” já tive um bom casamento, e não tenho mais, já tive felicidade, etc. Isso tem que acabar, ao construirmos um relacionamento temos que o fazer na palavra se não como funcionará?

Não insista em fazer o que fez até hoje, alguns dizem “a casa caiu” porque o tijolo não era bom, havia uma infiltração no telhado, mas a verdade mesmo é que os alicerces não eram firmes, porque o resto tudo se concerta, se é a telha basta trocar, agora se foi problema na fundamentação ai não há que possa ser feito, a casa vai cair.

Alguns dizem que o problema é que não encontraram a pessoa certa, o trabalho certo, o verdadeiro problema é que não buscamos os fundamentos do reino de Deus, para que a nossa família seja em tudo provida por Deus.

Em uma casa o importante é a estrutura, você levanta o alicerce e as paredes, o telhado, se caso não der para rebocar depois você reboca, não deu para colocar aquele piso que você queria, depois você arruma, depois que a pessoa estruturou as demais coisas a pessoa vai adquirindo, vai colocando uma coisa aqui outra ali.

Quanto mais buscamos a Deus devemos ser pessoas melhores, melhor marido, melhor esposa, melhor filho, melhor funcionário.

O sábio sabe agir mesmo quando esta sob pressão, sabe tomar as decisões, a vida é feita de decisões, é coisa séria, todo dia decidimos alguma coisa em nossas vidas que vai determinar nosso futuro, quando decidimos construímos nosso amanhã, as nossas decisões influenciam diretamente o que seremos amanhã.

É como uma semente que se planta e vai colher, e esta sabedoria não é como pensamos para resolver o caso.

Ex. a mulher esta com problema com o marido e acha que a melhor coisa é mandar ele dormir na sala, acha que aquela atitude vai resolver, quando na verdade não vai, enxotar o filho de dentro de casa, brigar, discutir, tudo isso é falta de sabedoria.

Tenho que pedir a Deus sabedoria para lidar com o marido infiel, perguntar a Deus qual a estratégia adequada.

Alguns são graduados, porem no mundo espiritual são zero, não conseguem separar o que é a família e a ação dos demônios.

porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef 6.12