Canção Indiferente - Letra Missionário RR Soares

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Deixar o Passado



Não adiantava o povo de Deus deixar o Egito geograficamente, se o Egito ainda estivesse dentro deles.
Eles deveriam deixar para trás tudo, coisas “boas” que foram poucas, e principalmente as coisas ruins.
Já diria o ditado, “quem vive de passado é museu”
Por que teimamos em guardar – bem escondidos – os velhos temores que, vez por outra, surgem e dominam nossa mente? “Se foi assim antes… será sempre assim.”

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz porventura não a sabereis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Isaías 43.18,19

Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43.18,19 NVI

Encare o FUTURO como uma possibilidade completa, um campo ainda vazio, o que pode parecer desanimador, mas que envolve o potencial de plantar e colher mais do que imaginou em qualquer tempo.

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.12-14

“quanto a mim"  – Paulo está dizendo que a corrida é individual, o chamado é pessoal. Isto significa que ninguém pode correr por você, e que você mesmo é responsável por seus próprios atos. Então com o auxílio do Espírito Santo avalie a si mesmo, suas prioridades e escala de valores.
"Não julgo havê-lo alcançado"  – Não adianta o atleta ficar se comparando com os demais; se não houver disciplina, coragem, determinação e prioridades, nunca irá alcançar seus alvos e metas. Na vida cristã, tem gente que fica especulando sobre a vida do próximo (Mateus. 7. 1-5), porém não examina a si mesmo, suas motivações, comportamento e reações diante das dificuldades e tentações.
"Mas uma cousa faço"  – A diferença entre a vitória e a derrota pode estar em uma decisão e atitude. Vencer é focar com inteligência, estratégia e ação; perder é tirar o foco, desconcentrar e dispersar. Não perca o foco.
"Esquecendo-me das cousas que pra trás ficam"  – Priorizar é deixar o passado no passado (Lc. 9.61,62). Quando um atleta olha para trás tropeça e cai. Quando um cristão olha para trás sua vida espiritual fica estagnada, e sem vitórias.
"E avançando para as que diante de mim estão"  - No original, “avançar” tem o sentido de “esticar”, ou seja, avançar representa um violento esforço para frente, e esta é a postura de um atleta. Pense agora: qual tem sido a sua postura na carreira cristã? Para que lado você está inclinado? Você tem olhado firmemente para Jesus? Já desembaraçou-se do peso do pecado? (Hebreus. 12. 1-2).
Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, Hb 12.1
Cuidado, irmão, na estrada da vitória há muitos estacionamentos: desânimo, apatia, indiferença, decepções, tentações, etc.
"Prossigo para o alvo"  – O atleta não para, mas prossegue; não desiste, mas persevera; e tudo isto efetua a sua vitória. O que dá forças para ele prosseguir, é o prêmio, a recompensa.
Que estes três verbos: PRIORIZAR, AVANÇAR E PERSEVERAR, façam parte da sua vida. II Coríntios 5.7