Canção Indiferente - Letra Missionário RR Soares

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sete virtudes do cristão Lição 3 - Animoso


Ser Animoso é ser cheio de ânimo e de coragem. Para a pessoa animosa, não existe “tempo ruim”, dificuldade que não possa ser vencida, barreira que não venha a ser derrubada.
É como se os problemas não existissem, fossem, simplesmente, oportunidades para que tal pessoa prove que pertence a Deus e é vencedora em qualquer situação.

Quem deseja agradar a Deus tem de ser animoso, não pode, em hipótese alguma, convencer-se de que o mal venceu e tudo está perdido. Creia nas promessas de Deus! Se Ele garante a vitória, então, declare-a, mesmo que as circunstâncias mostrem o contrário.

“ E disse Davi a Salomão, seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra. Não temas, nem te apavores, porque o SENHOR DEUS, o meu Deus, há de ser contigo. Ele não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.
I Crônicas 28.20

Que belo conselho o animoso Davi deu ao seu filho, Salomão. Hoje, muitos são os que não têm ânimo na obra.
Alguns têm medo de não conseguir cumprir aquilo que o SENHOR pôs em seu coração; outros de ficarem sozinhos. Aqueles que temem não cumprir o chamado, na verdade, não confiam no SENHOR, mas em sua própria força. Pois quando Deus tem um chamado para alguém, automaticamente, Ele dá as ferramentas para que a pessoa o cumpra.

“Esforça-te, e tem bom ânimo”... Que este sábio conselho do rei Davi possa sempre ecoar em nosso coração, para que prossigamos rumo ao alvo de realizar a obra de Deus.
“ ... pois a alegria do Senhor é a nossa força” Neemias 8.10c

Davi possuía ânimo para combater os inimigos. Isso tipifica para nós o ânimo que temos de ter para lutar contra as obras das trevas, e para levar o evangelho. O verdadeiro Cristão combate com ânimo pela fé do evangelho. Há pessoas “animadas”, mas que não possuem o genuíno ânimo que vem do Espírito Santo.
Aquele que tem o ânimo que provém lá do fundo do espírito apresenta três características fundamentais a um cristão:

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1.27

1ª - O bom testemunho
2ª - A unidade com a igreja e com o Espírito
3ª - E o combate ao reino das trevas

Repare que o último item citado em Filipenses 1.27, e o ânimo pela fé do evangelho, e isso não é à toa; somente possui esse ânimo quem, primeiro, revela as três características fundamentais de um cristão.

1)     O Bom Testemunho - Quem realmente se converteu ao Senhor Jesus preocupa-se em portar-se dignamente, que nada mais é do que dar um bom testemunho, e agir como o Senhor Jesus agia, é ser digno de ser chamado de Cristão.

2)     A unidade com a Igreja e com o Espírito - Esse deve ser o nosso modelo de vida. A unidade da Igreja sempre foi uma das marcas do cristianismo. Um só corpo, um só coração, e este é o desejo de Deus para Sua Igreja. Algumas pessoas julgam que, nos dias de hoje, não é mais necessário o cristão ser filiado a uma Igreja, pois, segundo afirmam, podem louvar ao SENHOR em seus lares, por meio do rádio, da TV e até da Internet; além disso, acreditam que podem fazer a obra de Deus independentemente. Isso é mais uma mentira do diabo, veja o que diz a palavra “ não deixando de congregar como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25”

3)     O combate ao império das trevas - Lá fora, há muitas pessoas precisando de libertação. Combata o império das trevas, leve liberdade aos cativos, seja um instrumento de libertação nas mãos do SENHOR.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12


Finalizamos esta lição declarando que o ânimo deve comandar a vida do filho de Deus, e esta virtude é consequência de uma vida cristã genuína; é reflexo de quem, realmente, vive os mandamentos do SENHOR.

Sete Virtudes do Cristão

Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e {é} valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR {é} com ele. I Samuel 16.18