Canção Indiferente - Letra Missionário RR Soares

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Santificar-se


Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Js 3.5


Santificar-se é: Tornar sagrado, separado, consagrado; fazer santo.


“Apresentai agora os vossos membros para a santificação” (Rm 6.19).



O termo santificação significa separar-se, consagrar-se. É um processo que leva o cristão a tornar-se uma pessoa dedicada, santa, envolvida com o que diz respeito a Deus


"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14).



Precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.


"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1Pe 1.15)



A SANTIDADE IMPLICA EM MUDANÇAS


Não podemos andar na Palavra de Deus, sem uma mudança radical em nossas vidas.


"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós" (Ef 4.25-31).



Temos aqui vários tipos de pecados que precisam ser deixados:


- Pecados da boca: Mentira, palavras torpes, gritaria, blasfêmias.


- Pecados de comportamento: Ira, amargura, cólera, malícia.


- Pecado de Ação direta: Furto.


- Pecado contra Deus; Tristeza ao Espírito Santo de Deus.


Para que a santificação opere em nossas vidas precisamos estar dispostos a mudar nosso procedimento.


Deus não trará santificação a alguém que tem prazer no pecado, e que não deseja abandoná-lo.



Separação.


“Assim, pois, se alguém se purificar a si mesmo destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda a boa obra” (2Tm 2.21).


A razão de Deus não usar certas pessoas, é porque nunca se separaram.



"Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (2Co 6.16,18)



Diferença entre santidade e a santificação.


A santidade é um estado; a santificação é um processo. O cristão deve experimentar tanto um como o outro (Hebreus 12.10,14). Como exemplo pode-se entender melhor: o cristão segue por um caminho – a santificação (Hebreus 12.14); ele está sempre em etapa deste mesmo caminho – a santidade (Efésios 4.24).



Exemplo de santidade


Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia. (Mc 6.20)



Santificar a casa.


E o SENHOR lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias. I Rs 9.3



Santificar o cônjuge - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. I Co 7.14



Deixar o Passado


Não adiantava o povo de Deus deixar o Egito geograficamente, se o Egito ainda estivesse dentro deles.


Eles deveriam deixar para trás tudo, coisas “boas” que foram poucas, e principalmente as coisas ruins.


Já diria o ditado, “quem vive de passado é museu”


Por que teimamos em guardar – bem escondidos – os velhos temores que, vez por outra, surgem e dominam nossa mente? “Se foi assim antes… será sempre assim.”




Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz porventura não a sabereis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Is 43.18,19


Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.


Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Is 43.18,19 NVI


Encare o FUTURO como uma possibilidade completa, um campo ainda vazio, o que pode parecer desanimador, mas que envolve o potencial de plantar e colher mais do que imaginou em qualquer tempo.


Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.


Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fl 3.12-14


“quanto a mim" – Paulo está dizendo que a corrida é individual, o chamado é pessoal. Isto significa que ninguém pode correr por você, e que você mesmo é responsável por seus próprios atos. Então com o auxílio do Espírito Santo avalie a si mesmo, suas prioridades e escala de valores.


"Não julgo havê-lo alcançado"Não adianta o atleta ficar se comparando com os demais; se não houver disciplina, coragem, determinação e prioridades, nunca irá alcançar seus alvos e metas. Na vida cristã, tem gente que fica especulando sobre a vida do próximo (Mt. 7. 1-5), porém não examina a si mesmo, suas motivações, comportamento e reações diante das dificuldades e tentações.


"Mas uma cousa faço"A diferença entre a vitória e a derrota pode estar em uma decisão e atitude. Vencer é focar com inteligência, estratégia e ação; perder é tirar o foco, desconcentrar e dispersar. Não perca o foco.


"Esquecendo-me das cousas que pra trás ficam"Priorizar é deixar o passado no passado (Lc. 9.61,62). Quando um atleta olha para trás tropeça e cai. Quando um cristão olha para trás sua vida espiritual fica estagnada, e sem vitórias.


"E avançando para as que diante de mim estão" - No original, "avançar" tem o sentido de "esticar", ou seja, avançar representa um violento esforço para frente, e esta é a postura de um atleta. Pense agora: qual tem sido a sua postura na carreira cristã? Para que lado você está inclinado? Você tem olhado firmemente para Jesus? Já desembaraçou-se do peso do pecado? (Hb. 12. 1-2).


Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, Hb 12.1


Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, Hb 12.1


Cuidado, irmão, na estrada da vitória há muitos estacionamentos: desânimo, apatia, indiferença, decepções, tentações, etc.


"Prossigo para o alvo"O atleta não para, mas prossegue; não desiste, mas persevera; e tudo isto efetua a sua vitória. O que dá forças para ele prosseguir, é o prêmio, a recompensa.


Que estes três verbos: PRIORIZAR, AVANÇAR E PERSEVERAR, façam parte da sua vida. II Co 5.7